L'Abri Fellowship
Brazil L'Abri

Welcome to
Brazil L'Abri.

  • English
  • Portuguese

Thank you for your interest in L'Abri. Brazilian L'Abri is a Resource Center based in Belo Horizonte City, the capital of Minas Gerais State.

Brazilian L'Abri promotes theme weekends, lecture series, short study terms and an annual conference in July. Our Summer Short Term occurs in January (two weeks). Two other terms are hosted in the first semester, and one in the second (four to six weeks each).

Opposing the perception of many people, L'Abri is not primarily a "mind" place, even being it very important in the L'Abri tradition. The centre of L'Abri is the reality of God, having community life as the context for personal renewing - of heart, mind and hands. We believe every honest question deserves an honest answer, and that community life is the proper context for honest questioning and dialogue.

We emphasize the Lordship of Christ over all things and the unity of grace and nature as central keys for the recovering of our shared humanity. The whole gospel, for the whole human, all over the world.

.

Seja Bem Vindo!

A comunidade L'Abri foi fundada na década de 50 por Francis e Edith Schaeffer na Suíça francófona, existindo hoje em onze comunidades espalhadas pelo mundo. L'Abri significa "o abrigo" em francês, traduzindo bem a identidade essencial da nossa comunidade: a prática da hospitalidade. O L'Abri Brasil foi iniciado oficialmente em janeiro de 2008.

O L'Abri é um centro de estudos que combina vida em comunidade, hospitalidade e reflexão cristã. Por meio do engajamento integral e pessoal, o L'Abri quer demonstrar a realidade de Deus, e promover a riqueza da nossa humanidade, por meio de Jesus Cristo. É essencialmente um refúgio: um lugar para recobrar as forças, curar-se, repensar a vida e recomeçá-la.

Como um Centro de Referência, o trabalho de L'Abri Brasil é parcialmente residencial e parcialmente urbano, desenvolvendo quatro tipos de atividades: (1) Retiros Temáticos, realizados em finais de semana (sexta a domingo); (2) Termos de Estudo (duas a seis semanas); (3) Ciclos de Palestras no centro de Belo Horizonte (semanais, durante o ano); (4) Conferência L'Abri, uma vez por ano.

Ao contrário do que muita gente pensa, o L'Abri não é primeiramente um centro de pensamento, embora essa atividade seja muito importante na tradição do L'Abri. Antes, o centro de L'Abri é a demonstração prática da realidade de Deus. Nosso chamado é experimentar e mostrar que Deus existe e se comunica.

E o contexto certo para tudo isso é a vida comunitária. Nós acreditamos que o engajamento e a abertura para o outro é o solo fértil para a renovação do coração, da mente e do estilo de vida. E nesse engajamento nos encontramos com Deus. Assim, a reflexão vem "misturada" com comida, trabalho, rotina familiar, e cooperação.

Um dos princípios que o L'Abri valoriza é unidade de graça e natureza, evangelho e humanidade. Jesus não veio tornar os humanos cristãos, mas tornar os cristãos humanos – homens à sua imagem. Por isso é uma tradição do L'Abri buscar a compreensão da vontade de Deus para todas as áreas da vida humana: artes, ciência, política, ética, fé, racionalidade, saúde, psicologia, etc. Nós queremos um cristianismo não-dualista, sem a divisão entre "sagrado" e "secular".

No L'Abri, assumimos uma atitude de confiança em Deus, de respeito à sua Palavra, e de reverência pela tradição teológica cristã. Exatamente por isso, é um lugar para levar a sério todas as questões honestas sobre a vida e sobre o cristianismo. Nós acreditamos que perguntas honestas merecem respostas honestas, e que a pergunta e o diálogo são aspectos integrais da vida autêntica.