Brazil L'Abri


  • About Your Stay
  • Sobre a sua Estadia (para Termos)

The Place

L'Abri is located in property down-town Belo Horizonte, in a urban setting. There we have a house, where lives a family of workers, plus a small building which have a flat for another worker and rooms for a maximum of 14 students. The building has library, study room, kitchen and a living room, where we also have lectures. External area is wide, with a nice view of the city, and the place is very accessible.

The People

A diversity of people come to L'Abri for different reasons. Some with personal questions, some as non-Christians wishing to know more, some interested in the Bible, some pursuing a Christian understanding of contemporary culture. Others come to work on theological and philosophical problems. Everyone is welcomed and brings its special contribution to the community.

People stay so much days as they want yet within the limits of each term. The minimum is of 3 days. We recommend longer stays, as it allows a stronger integration with the community and deeper study.

Study

There is no formal curriculum, except by some introductory audio lectures we recommend to every new student. After that, each student will arrange with his tutor an individualized program of reading and hearing lectures. Each week we offer two or three new lectures in the living room.

As L'Abri is quite informal, it is easy to distract yourself from the studies. It is really important that you concentrate and respect the timetable. When hearing lectures or reading texts, you should take notes and try do discuss the subjects at the lunch time, tea time or with your tutor. Try to understand questions from other people so much as your own questions.

Read more on our Blog http://labri-brasil.blogspot.com/

Routine (for Terms)

One of the important things in L'Abri is rhythm. Day starts with the breakfast at 8 a.m., followed by the prayer time. After breakfast the morning is divided in two periods, separated by the morning tea.

At 13 p.m. we have the "lunch discussion", when we seat together and every student has the opportunity to present his own questions for debate.

After a free time (up to 15 p.m.) we have two more times separated by the afternoon tea. One at least is work time (both eventually). You will be invited to help with the maintenance, cleaning up, kitchen or organizing something.

After supper, we have programs four nights per week (lectures/movie discussions/high tea), and the remaining nights are free.

L'Abri is a place for rest and renewing, but not to get isolated. In order to take the highest benefit in L'Abri, it is essential that you get involved with all the activities that compound the local community life, including helping with the work.

Recommendations

To come to L'Abri you should be at least 18 years old.

The area has mobile signal, yet you can use the L'Abri telephone, paying a tax.

As the study is very centred on recorded lectures, it is important that you bring with you your MP3 device, and headphones.

You are allowed to bring your notebook/laptop and other electronic devices, if you are sure it will not interfere in the community dynamics. If you are unsure about that, we strongly recommend you to leave it in your home.

If you are able to play some musical instrument, recite or compose poems, or have any artistic skills, it'll be a pleasure for all to share that in L'Abri high tea!

O Lugar

L'Abri funciona em uma propriedade a poucos minutos do centro de Belo Horizonte. Temos na propriedade uma casa, onde mora uma família de obreiros, e um edifício anexo com um apartamento de outro obreiro e quartos para estudantes. A lotação máxima é de 16 pessoas. Os quartos dos visitantes são divididos em masculinos e femininos, com 4 beliches em cada quarto, mais um quarto para casal. Temos biblioteca e sala de estudos, cozinha e sala de estar para os estudantes. A área externa é bastante ampla, conta com uma piscina e uma vista privilegiada de Belo Horizonte. O local é de fácil acesso, pertinho de uma das principais avenidas da cidade.

As Pessoas

Uma grande variedade de pessoas vem para ficar conosco por muitas razões diferentes. Alguns chegam com questões pessoais, ou não são cristãos e querem saber mais, outros querem aprender a interpretar melhor a Bíblia, ou querem compreender mais claramente, a partir de uma perspectiva cristã, o mundo e a cultura em que vivemos. Outros ainda vêm para trabalhar controvérsias teológicas ou filosóficas. Todos são bem-vindos e trazem sua contribuição especial para a comunidade.

As pessoas ficam no L'Abri quantos dias desejarem – alguns por poucos dias e outros por todo o período do termo, que geralmente é em torno de 5 semanas. Estadias de curta duração podem dar a oportunidade de experimentar a vida da comunidade e ter uma noção mais rápida sobre o estudo. Períodos mais longos são recomendados, pois permitem uma maior integração na vida da comunidade e um estudo mais aprofundado.

O Estudo

Não há um currículo formal para os estudos nos "termos" (períodos mais longos), exceto por um conjunto básico de palestras introdutórias em MP3, que recomendamos a todos os novos estudantes. A partir daí, cada estudante combina com o seu tutor (um dos obreiros) um programa individualizado de leitura e audição de palestras gravadas.

O estudo é realizado durante uma parte do dia (manhã ou tarde), no qual você terá acesso a diversos livros e palestras em MP3 sobre uma gama de assuntos à disposição dos estudantes. Temos também grupos de leitura de livros de referência. Um dos obreiros se reunirá regularmente com você para orientá-lo em seu estudo.

Como o ambiente em L'Abri é muito informal (até "caseiro"), é fácil distrair-se dos estudos. É importante que você se concentre e procure respeitar os horários de estudo. Ao ouvir palestras ou ler textos, tome notas para discutir o assuntos com outros na hora do almoço, do chá ou com o seu tutor.

A partir de 2011 o L'Abri iniciará, em parceria com com a Associação Kuyper, um curso básico em teologia e espiritualidade, focando temas como apologética cristã, espiritualidade integral e a relação entre igreja e cultura. Para mais informações sobre este programa, fique de olho no Blog do L'Abri:

http://labri-brasil.blogspot.com/

A Rotina

O L'Abri não é um lugar de isolamento e o tempo aqui pode ser movimentado e bastante intenso. Durante a sua estadia conosco, você deve permanecer no L'Abri durante a semana, exceto nos dias de folga que ocorrem às quintas-feiras e finais de semana, nos quais você poderá explorar a área, fazer visitas, caminhadas, conhecer pontos turísticos e assim por diante.

Uma das coisas mais importantes em L'Abri é o ritmo. O dia começa com o café da manhã às 8hs, seguido pelo momento de oração. O restante da manhã é dividido em dois períodos de estudo, separados pelo chá da manhã.

No almoço temos a "conversa na mesa", um momento mais formal, quando todos se reúnem e qualquer estudante tem a oportunidade de apresentar suas questões para debate.

Após um período livre (até às 15hs), seguem-se mais dois períodos separados pelo chá da tarde. Pelo menos um deles é de trabalho (eventualmente, os dois). Você será escalado para ajudar no jardim, na limpeza, na cozinha ou na organização de alguma coisa.
Depois do jantar, temos programações em quatro noites por semana (palestras/discussão de filme/sarau), e as outras três noites são livres.

Para ter o máximo proveito em L'Abri, é essencial que você se envolva com todas as atividades que compõe a vida comunitária local, inclusive auxiliando nas tarefas.

Facilidades/Recomendações

Para ficar no L'Abri você deve ter pelo menos 18 anos de idade.

Temos um telefone no qual você pode receber chamadas e fazer ligações a cobrar. Há acesso à Internet durante o horário noturno e dias de folga. Este é fornecido por uma pequena taxa e o tempo é limitado para não dificultar a vida da comunidade. É altamente recomendável que você deixe seu laptop/notebook em casa ou, ao menos, o seu modem. Temos observado que o anseio de ficar "conectado" o tempo todo empobrece a experiência em L'Abri. Ao chegar no L'Abri, você está reservando um período de tempo para se concentrar em questões importantes relacionadas com o significado de sua vida e, por isso, as distrações devem ser evitadas. Nós, contudo, acolhemos e incentivamos o uso de instrumentos musicais.

Nós fornecemos roupa de cama e banho durante a sua estadia. Você deve trazer roupas para o dia-a-dia, de acordo com a estação. Roupas informais e confortáveis são mais adequadas. Você também pode trazer um relógio/celular com despertador para acompanhar a programação diária. Há horário definido para acordar, pois tomamos o café-da-manhã juntos.

Não se esqueça de trazer um aparelho MP3 e fones de ouvido para que você possa ouvir palestras de L'Abri durante seu tempo de estudo, e um caderno para registrar seu aprendizado.

 

Find out when we are open>>